VIVA MELHOR! ABRACE!

 


Hoje quero falar com vocês sobre a importância do abraço. Refiro-me à manifestação afetiva de rodear a pessoa querida com os braços. Sim, uma simples expressão de carinho que quebra qualquer gelo! Sabemos o quanto é bom receber um caloroso abraço! Foi exatamente o que ficou cientificamente comprovado em estudo da Universidade da Carolina no Norte, EUA: abraçar faz bem e traz qualidade de vida! Quando abraçamos,  nosso corpo passa por mudanças hormonais. Enquanto substâncias químicas, como a serotonina e a dopamina, são liberadas no cérebro e cada célula do nosso organismo, promovendo uma sensação de felicidade e conforto, outras, como o hormônio cortisol, são inibidas combatendo a sensação de stress. O estudo aponta ainda, que a nossa pressão sanguínea é alterada quando abraçamos, beneficiando o coração e, consequentemente, prevenido doenças cardiovasculares. Diante disso podemos afimar que: abraçar promove qualidade de vida, melhor ainda, pode prolongar nossas vidas.

Há porém, outros grandes benefícios que o abraço pode proporcionar. Um grande exemplo encontramos na Parábola do Filho Pródigo. Nela nos deparamos com a história de um filho rebelde que sai de casa para gastar metade dos bens de seu pai de maneira irresponsável, visando apenas o prazer momentâneo, em uma terra distante. Descreve-nos a parábola, que após desperdiçar todos os bens, o jovem se vê obrigado a cuidar de porcos, em um estado tão deplorável de miséria que nem mesmo o alimento dos suínos lhe era permitido comer. É nesta condição que o filho rebelde se arrepende de seu grande erro e decide-se por pedir perdão ao seu pai, reconhecendo que nem mesmo merecia ser mais considerado seu filho. Chegamos ao auge da parábola, no momento em que o filho pródigo, retornando a sua casa, ainda ao longe é avistado por seu pai, que, tomado de compaixão, corre em sua direção, lançando-se ao seu pescoço cobriu-o de beijos... Que abraço maravilhoso! Digno de uma grande produção “Hollywoodiana”! Foi Jesus quem propôs esta parábola. Ele o fez para nos ensinar sobre a importância do abraço perdoador, repleto de amor e aceitação, que cura as mais profundas doenças da alma.

Por tudo que observamos, concluímos que o abraço além de trazer importantes benefícios para o corpo, faz muito bem para a alma! Somos então levados a refletir: Tenho praticado constantemente este afeto, ou sou do tipo travado, caminhado rumo a uma vida cada vez mais estressante? Tenho encontrado alívio para os meus problemas emocionais através de abraços perdoadores, ou tenho acumulado cada dia mais mágoa, rancor e tantos outros sentimentos tristes? Se você encontra grande dificuldade em abraçar alguém, é para você esta importante dica: Olhe para Deus! Ele é o pai amoroso que Jesus apresentou na parábola. Sinta Seu abraço perdoador e amoroso transformar a sua vida! VIVA MELHOR! ABRACE!

Tópico: Viva Melhor, Abrace!

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário